Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Com Setembro cada vez mais próximo, aproxima-se também um momento decisivo para quem se está a candidatar pela primeira vez ao ensino superior. Estas  semanas de espera foram, no meu caso, um verdadeiro massacre. Aqui, todos os minutos contam, todas as décimas contam. É o momento que pesa todo o nosso esforço e o catapulta para um valor, um único valor que traça as primeiras linhas do nosso futuro.

Há um ano, também eu esperava pelos resultados das candidaturas e como já expliquei algures por aqui, este período foi bastante controverso e atribulado, o que incendiava ainda mais o medo que crescia de dia para dia. É pela experiência de ter vivido estas semanas até Setembro em puro sofrimento que vos deixo algumas dicas.

 

♦ Independentemente do resultado há sempre uma 2º fase. Há sempre um ano seguinte. Há sempre uma outra oportunidade de mudar de curso/área

♦ Certifiquem-se de que fizeram o que sabiam e o que vos pareceu possível até este momento. Sintam-se confiantes no vosso trabalho. Talvez pudessem ter estudado mais, ter feito mais exames de anos anteriores, ter visto menos séries mas o que está feito, feito está!

♦ Aproveitem este verão ao máximo! Provavelmente vão ser as "últimas" férias grandes sem preocupações que vão ter. Entrar no mundo académico é quase sinónimo de entrar na vida adulta, e embora as diferenças sejam mais que muitas, a responsabilidade está lá

♦ Esqueçam os resultados até ao dia em que saem, não deixem que esta pressão vos consuma. A verdade é que o momento que se avizinha é de grandes mudanças e de grande sacrifício para muitas famílias mas tentem saborear por agora

 

Quanto a outro assunto que na altura já me incomodava também, como vai ser fazer novas amizades num ambiente tão diferente? Não vai ser fácil, também não vai ser uma missão impossível. Pensem que todos que encontrarem no primeiro dia de aulas vão estar na mesma situação que vocês. Com os mesmos medos e dúvidas. As primeiras semanas vão ser como tipicamente são, muitos nomes e muitas caras. Eventualmente, depois de saltarem de grupo em grupo lá vão encontrar um que se torna cada vez mais familiar. São esses os amigos para a vida. 
Em relação aos que ficam, a verdade é que muitos deles vão perder-se pelo caminho, porque as decisões assim obrigam, e em nada isto significa perder uma boa amizade, um melhor amigo. Pode acontecer e tudo depende do esforço que dedicarem as relações. 
É um mundo novo e totalmente diferente que vos espera mas é o vosso mundo nos próximos anos, aproveitem...

 

resultados + amigos.png

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Imagem de perfil

De Andreia a 30.08.2016 às 16:10

Concordo em absoluto contigo! As tuas dicas são preciosas para quem, neste momento, enfrenta os mais diversos medos e dúvidas que esta nova etapa acarreta! Mas tudo acaba por correr bem. Há sempre uma razão de ser!
Gostei muito de conhecer o teu blog. Beijinhos e toda a sorte do mundo!
Imagem de perfil

De simplesmente avô a 30.08.2016 às 19:10


Conselhos oportunos e lúcidos.

E Você escreve bem.

O que, nos dias que correm, já começa a ser uma raridade.
Sem imagem de perfil

De artistasimpatica a 03.09.2016 às 07:13

Muitos parabéns pelo teu destaque!!

Comentar post




"I was never insane except upon ocasions when my heart was touched"
- Edgar Allan Poe


Segmentos Ativos

♦  Aparte Cinematográfico
♦  Gostei e Partilhei