Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




[Antes de desenvolver o tema, parabéns a todos que conseguiram entrar neste novo mundo. Na primeira, segunda ou quinta opção, tudo conta. Aos que conseguiram entrar no mestrado e doutoramento, parabéns também.]

O primeiro dia começa no dia das matrículas. Este é um dos primeiros momentos em que percebem o que aí vem, O momento é muito muito mais para a frente. De qualquer das formas, este primeiro passo pode ser bastante assustador, e agora que olho para trás este primeiro dia foi um dos mais importantes para mim. 
Sozinhos ou acompanhados, como acharem melhor, é uma decisão vossa e ninguém vos vai gozar por levarem a mãe ou o pai. É muito importante que não se esqueçam disto ao longo de todo o ano: estão todos na mesma situação, sem exceções. Eu optei por ir sozinha e não me arrependo. Se por acaso a vossa faculdade é numa cidade diferente, acredito que seja mais reconfortante levar um familiar ou até mesmo um amigo.
Esqueçam as primeiras impressões. ESQUEÇAM! Nem na matrícula, nem na receção ao caloiro, nem no primeiro dia de aulas a sério. Esqueçam, isso não existe. Esqueçam a caixa de fósforos que era o secundário. Posso estar a dizer um grande disparate e, efetivamente, na minha faculdade as coisas serem diferentes das restantes, de qualquer das formas, não se esforcem demasiado. Não procurem ser memoráveis neste primeiro dia porque ninguém se vai lembrar, e acreditem, vocês também não. Fixem caras, é neste dia que vão conhecer muitos dos colegas de turma, muitos dos vossos amigos para os próximos anos. Procurem saborear este momento porque não volta a acontecer da mesma forma, é o primeiro de muitos que vão retirar da vida académica. Pensem, para o ano já não são caloiros. Para o ano estão a menos um passo de terminar este ciclo. 
A vida académica começa agora.

 

primeiro dia.png

 

Para os que já passaram por esta fase, como foi a vossa experiência?

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De liz collingwood a 13.09.2016 às 12:28

que giro. eu já deixei de estudar (infelizmente e felizmente) mas gostei imenso dos teus conselhos. principalmente, as primeiras impressões. não tem nada a ver com o secundário, a faculdade aloja milhares de alunos, estilos diferentes, pessoas diferentes. ainda mais do que no secundário, porque sabe-se que são praticamente da mesma cidade. a faculdade é muito mais que isso, são pessoas de todo o lado do país. ai isto faz-me ter saudades de voltar a estudar :)

Comentar post




"I was never insane except upon ocasions when my heart was touched"
- Edgar Allan Poe


Segmentos Ativos

♦  Aparte Cinematográfico
♦  Gostei e Partilhei